sábado, 25 de setembro de 2010

Recordar o passado e a inevitavel renovação

Em cima da esq.; Sr. Vítor(Dirigente), Caetano, Neto, V. Campino, Brás, Castro, J.Lourenço, Viana, Sr. Abalroado(Dirigente e chefe da comitiva) e Pantaleão.
Em baixo, da esq.; Picas, Pedro, Vítor, Teixeira, Leandro, Alfredo e Belchior.

Hoje andei a dar uma volta aos meus papeis e das varias fotos que encontrei, esta mereceu a minha reflexão por alguns momentos.
Esta foto traz-me à memoria momentos de boa disposição, alegria, saudade, e angústia. É verdade, como uma foto pode traduzir tantos sentimentos juntos.

Alegria; Pelos bons momentos que passamos todos juntos. 17 maduros durante 3 dias em convivo, era rir até mais não.
Saudade; Pelos tempos que jamais voltarão, pelos colegas que deixaram o grupo, quer por motivos de saúde quer por motivos pessoais/profissionais.
Angústia e tristeza; Pelo falecimento de dois elementos desta foto (Sr. Vítor e o Caetano)

Não tenho certezas, mas penso que esta foto deve ter entre oito a nove anos. Foi tirada no estádio Dr. Francisco Vieira em Silves, numa deslocação para um convívio com a equipa de veteranos local.
Estas deslocações a Silves eram sempre preparadas com algum rigor pois a logística assim o exigia. Por norma saía-mos de V.F.Xira na sexta-feira à tarde. Ponto de paragem obrigatória para jantar na Guia, no famoso franguinho da Guia. Depois de bem comidos e regados, íamos para a noite. Uma voltinha por Vilamoura, e mais uns copos pelo meio. Depois rumo à Quarteira onde pernoitávamos. O grupo tinha sempre três suites reservadas. O A. Castro e o Soares, têm casa na Quarteira, dai.... O grupo era dividido pelos três apartamentos. Neste preciso ano, lembro-me que fiquei com o Picas e o Vítor Campino. Dormimos cada um em sacos de cama, que foram arranjados pelo Mário Brás. Alguém disse que os sacos tinham pulgas e então não consegui dormir nada de jeito toda a noite. parecia que tinha comichão no corpo todo.

Os jogos eram sempre um martírio, depois de uma viagem de 300 Kms e um noite mal dormida, as pernas no dia do jogo pesavam chumbo. No entanto fazíamos sempre bons jogos. O Silves tinha sempre boas equipas, mas nós tínhamos esquemas de jogo para qualquer adversário e em qualquer situação...... Lembro-me que neste jogo empatamos 4 - 4, com um golo fenomenal do Vitor /tantan. Daqueles golos que os profissionais também fazem , quase tão bem. Um tiraço fora de área.

Seguia-se o almoço que durava sempre pela tarde dentro. Após o almoço começava então o grupo a desfragmentar-se. Os que tinham licença das esposas só até Sábado tinham que fazer a viagem de regresso. Os restantes ficavam ainda para Domingo.

Era um fim de semana em cheio.
Deste grupo de 17 colegas, restam actualmente no grupo apenas 4 elementos. Sendo que somente dois jogam e poucas vezes. O Alfredo deixou de jogar por motivos de saúde, e é o actual Presidente do Grupo (aliás penso que desde a sua fundação), o Castro é o nosso actual Mister.

Dai que quando elaborei o titulo para este post, mencionei a palavra renovação. Impreterivelmente tem que existir renovação em todos os grupos. A idade não perdoa e as nossas vidas na vertente pessoal e profissional por vezes também não o permitem.
O Grupo conta agora com várias caras novas, esperamos que todos façam força para que os laços de amizade se ramifiquem e perdurem.

Abraços a todos.


Sem comentários: