
Que em 2011, consigamos manter acesa a chama da confraternização. Cimentar as amizades existentes e a busca de novas.
Este é o espaço de um grupo de amigos, que tem um hobby em comum. Aqui iremos relatar os nossos convívios com outros grupos, que nutrem tal como nós a mesma paixão pelo FUTEBOL.
No cumprimento do quarto jogo do calendário para a época de 2010/2011,o G.D. Os Penduras, deslocou-se no passado Sábado dia 20/11/2010 a Sta Eulália, para mais uma jornada de confraternização com os veteranos locais.
O jogo foi disputado no campo de jogos Picão Caldeira. A equipa dos Penduras alinhou com:
P.Vieira,Serra,Lourenço,Adelino,Paulo,Nuno,Matias,Torres,Hélder,Rony e Chalana
Jogaram ainda: Figueiredo,Castro,Jorge Russo,Lobo,Jorge Ferreira e Mário.
Treinador:Pedro
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 0-3
Marcadores: Rony (2) e Hélder
De salientar para este jogo a estreia como treinador do nosso colega Pedro. Um problema de saúde tem-no impedido de jogar (deixamos aqui votos de um rápido restabelecimento), levando-o a trocar de funções com o até então mister A. Castro.
Uma troca de funções, sendo agora o Castro, mais um jogador para reforçar o plantel.
Jogo bem disputado, com maior domínio dos Penduras, traduzido num golo de Ronny, e em mais algumas oportunidades desperdiçadas na 1ª parte.
Na 2ª parte a toada foi a mesma, e ampliámos o resultado com mais um golo de Ronny e um de Hélder.
Apesar da chicotada psicológica ter resultado, notou-se ainda o trabalho da equipa técnica anterior, que raramente pode contar com todos os elementos da equipa. Desta vez com todos os jogadores disponíveis, já se viu o poderio da equipa, e o resultado foi inteiramente justo, podendo ainda ser mais dilatado, sendo que na 2ª parte houve pelo menos 3 bolas perdidas de baliza aberta.
De notar a grande exibição de Serra e também de Chalana, jogadores que jogam muito bem sem bola (a bola atrapalha muito por ser redonda), e que foram muito importantes a abrir espaços para os colegas que entravam (fugiam da frente para não atrapalhar).
Resta acrescentar que o jogo foi disputado com bastante fair-play, por ambas as equipas. Somente um reparo para uma pequena picardia de um jogador do Sta. Eulália, que foi entretanto sanada.
O G.D. Os Penduras, realizaram no passado Sábado dia 06.11.2010, mais um convívio, desta vez com o Grupo de Veteranos da Marmeleira. Este jogo realizou-se no campo Lacerda Pinto Barreiros no Carregado e serviu de retribuição à visita que efectuamos à vila da Marmeleira na época transacta.
O jogo foi completamente dominado pela nossa equipa, que já se apresentou finalmente com boa condição física. Apesar da ausência dos dois pontas de lança (Chalana e António Penaltis), a equipa não acusou a ausência dos seus goleadores e conseguiu concretizar em golos as muitas oportunidades criadas. De realçar que na 2ª parte com a entrada dos suplentes, o nível de jogo subiu bastante, e o resultado podia ter sido ainda mais dilatado.
De saudar a presença do nosso capitão Pedro, que se encontra a recuperar de lesão grave, e que orientou a equipa na 2ª parte.
Os Penduras alinharam: Lourenço, Serra, Jorge Ferreira, Adelino, Paulo, Nuno, Torres, Matias, Hélder, Bruno e Ronny.
Jogaram ainda: Castro, Jorge Russo e Figueiredo.
Resultado ao intervalo: 3-0.
Resultado final: 4-0.
Marcadores: Hélder, Bruno e Torres (2)
A terceira parte decorreu como habitualmente no restaurante A Transmontana, e as duas equipas estiveram em bom nível.
Resta-nos agradecer aos veteranos da Marmeleira o agradável convívio que nos proporcionaram.
Para agravar a situação, recebemos um adversário com 3 jogos já realizados, e com um ritmo muito superior,. Dai que tenha dominado o jogo, sendo que poderia inclusivamente ter feito outro resultado, não fosse a excelente exibição do nosso Guarda redes, "Paulo", que evitou o avolumar do resultado.
De notar que o Presidente do Clube, está já na disposição de reforçar o plantel, estando em estudo uma viagem ao Brasil, para tentar contratar alguns reforços, na companhia do treinador e do nosso representante e olheiro neste País (Américo Silva).
Os Penduras alinharam com; Paulo Vieira, Serra, Lourenço, Adelino, Paulo, Nuno, Torres, Teixeira I, Hélder, Pedro e Chalana.
Jogaram ainda: Figueiredo, Lemos, Matias, Bruno, António Penalties, Ronny, Jorge Canino e Teixeira II.
A 3ª parte decorreu como é hábito no Restaurante "A Nortenha", onde o resultado foi bastante mais equilibrado.
Próximo encontro será no terreno do Moitense (Marinha Grande) no dia 23.10.2010, em horário a divulgar posteriormente.
O Grupo Desportivo "Os Penduras", como é habitual, encerra a sua época com um almoço de convívio com a presença dos elementos do Grupo e respectivas famílias.
Desta vez o local escolhido foi o Lezíria Parque Hotel em Vila Franca de Xira, em cujo Bar foi servido um cocktail de recepção, seguido de um almoço buffet de excelente qualidade.
Após o almoço e durante os digestivos, alguns elementos do grupo tiveram intervenções alusivas ao momento.
O Chalana, foi o primeiro a usar da palavra, seguido seguido dos nossos capitães de equipa.
O Rui Martins que como é hábito cantou um fado (o do costume), aos ombros de dois outros elementos do grupo(senão ninguém o via).
O Pedro fez um balanço da época, efectuou também uma alusão ao nosso ultimo capitão "O Leandro"que capitaneou este grupo durante vários anos e que abandonou por motivos de ordem pessoal, durante a corrente época. Recordou os que não poderam estar presentes, quer por motivos pessoais quer profissionais, foi o caso do nosso amigo Mário Brás, que está longe mas que devido aos actuais sistemas de informação ainda pode falar com elementos do grupo através da Internet.
Terminou o seu discurso recordando a passagem do Miguel pelo grupo, sempre com a sua alegria e boa disposição, que trágicamente nos abandonou, mas que estará sempre no nosso pensamento.
Ainda houve lugar ao tradicional discurso de agradecimento à Dª Regina, pela colaboração que presta ao Grupo, e a entrega habitual de um presente.
Por ultimo houve um discurso do Presidente "Alfredo Santos", (tivemos de o ouvir, porque senão ele não pagava o almoço), que aproveitou já para lançar a próxima época.
De notar que se encontrava em estágio no Hotel, a equipa de Basket do FC do Porto, a quem apresentámos o nosso ponta de lança Rui Martins (1,40 de altura).
Tentaram de imediato contratá-lo, mas este jogador não é negociável.
E agora seguem-se as férias. Umas boas férias a todos e sinceros votos de muita saúde.
Foi no entanto um jogo bem disputado, com Os Penduras a ressentirem-se de diversas ausências quer por lesão (Hélder, Lobo, Adelino), quer por motivos profissionais (Rui Martins, Lourenço, Brás). De notar principalmente a falta do cap. de equipa Rui Martins, em que a sua velocidade e o seu bom jogo aéreo, teriam sido decisivos neste jogo.
Controlámos por inteiro o jogo e marcámos a meio da 1ª parte por Ronny, tendo o GDP sofrido o empate já na parte final do encontro devido a um erro defensivo.
Apesar de tudo, e dado que defrontámos uma equipa de grande valia, temos de considerar este resultado como muito positivo.
O jantar (3ª parte), decorreu como tem sido habitual, quando estes dois grupos se encontram e apenas se notou aqui também a falta do cap. de equipa quer no discurso, quer no faducho habitual.
Os Penduras alinharam: Paulo Vieira, Serra, Matias, Jorge Ferreira, Paulo, Pedro, Torres, Nuno, Ronny, António Penalties e Chalana
Jogaram ainda: Jorge Hipólito e Castro.
Ao intervalo: 1-0.
Resultado final: 1-1.
Nota: O almoço no sábado começa com um aperitivo servido no Bar junto ao Restaurante do Hotel cerca das 12h30.
Sábado, 08.05.2010
Os Penduras, receberam no Lacerda Pinto Barreiros, no Carregado os veteranos das Pontes, cumprindo assim o penúltimo convívio da época 2009/2010.
O jogo decorreu com enorme fair play, e foi bastante equilibrado, mas com maior pendor ofensivo dos Penduras, que a meio da 1ª parte marcaram por Rony. Na segunda parte após um deslize defensivo o Pontes empatou, e já perto do final do encontro Os Penduras conseguiram alcançar a vitória com um tento de Torres.
De realçar que jogámos bastante condicionados pela falta do nosso capitão e ponta de lança Rui Martins, que apenas foi para o Banco e fez exercícios de aquecimento para amedrontar o adversário, não tendo chegado a entrar, por estar a convalescer de um problema na testa ( apanhou sol a mais ), que não lhe permitia jogar de cabeça, o que é o seu forte.
Os Penduras alinharam; Paulo Vieira, Serra, Matias, Adelino, Lobo, Pedro, Torres, Lourenço, Carlos, Rony e Chalana, Suplentes: Rui Martins, Paulo, Nuno, Jorge Ferreira e João José.
Resultado ao intervalo: 1-0. Resultado final: 2-1.
Marcadores: Rony e Torres
O jantar como é hábito foi excelente, e terminou com mais um belo discurso do cap. Rui Martins, seguido de momento de fado pelo mesmo artista.
Jogo no Estádio de Alter do Chão (sintético), com excelentes condições, e uma tarde quente.
Os Penduras apresentaram-se finalmente na máxima força, tendo inclusivamente contado já com o novo reforço, o ponta de lança Rui Martins, que apesar de só ter sido utilizado como suplente (jogou 1 minuto), a sua presença causa muito respeito e temor no adversário, devido ao seu porte fisico (1,45 m de altura).
O jogo decorreu dentro de grande fair-play, até porque a equipa do Monforte, é sem duvida a que melhor aplica o espirito veterano, não tendo jogadores quezilentos. Além disso todos os jogadores da nossa equipa entenderam finalmente a forma de encarar estes convivios, e terminaram com as discussões.
O jogo foi dominado pelos Penduras, apesar de terem ido para o intervalo em desvantagem. Após algumas alterações efectuadas no início da 2ª parte(mais uma vez mérito do treinador) viramos o resultado, podendo até ter dilatado o marcador, não fosse o nosso ponta de lança Chalana estar em dia não.
A 3ª parte foi servida num restaurante de Alter do Chão, constando de alguns petiscos alentejanos, tendo decorrido também dentro da maior camaradagem.
Os Penduras alinharam; Paulo Vieira, Paulo, Matias, Adelino, Helder, Lourenço, Torres, Nuno, Pedro, Chalana e Rony.
Jogaram ainda: Jorge Hipólito, Jorge Ferreira, Castro, Rui Martins, Carlos e Serra.
Resultado ao intervalo: 1-0.
Resultado final: 1-2
Marcador: Rony (2).
Foi com enorme prazer que voltamos à sempre simpática Vila da Marmeleira, para confraternizar com os nossos velhos amigos.
Encontro amigável, em que aproveitámos para fazer experiências, e apresentar a nova aquisição (Rui Martins), jogador comprado na pausa de Inverno.
A estreia desta aquisição foi prometedora. Trata-se de jogador com um centro de gravidade baixo (mede cerca de 1,40 m), mas muito rápido, e com um jogo aéreo muito forte. Vai integrar-se rápidamente, e vai ser um mais valia, principalmente na 3ª parte.
O resultado ajusta-se ao desenrolar do jogo, embora "Os Penduras" tivessem várias oportunidades para vencer, Inclusivamente numa grande penalidade falhada.
Os Penduras alinharam: Hélder, Serra, Jorge Ferreira, Matias, Lobo, Nuno, Torres, Lourenço, Pedro, Rony e Chalana.
Jogaram ainda: Rui Martins, Nascimento, Castro e Jorge Russo.
Resultado final: 2-2. Marcadores: Chalana e Nuno.
A 3ª parte decorreu como é habitual na Vila da Marmeleira, onde somos sempre bem recebidos, terminando o convívio na Adega do Mário Careca, com uma prova de abafados e ao sabor também de uns bons fados.
Defrontámos a que é, talvez, a melhor equipa do nosso "campeonato". A equipa de Fernão Ferro é constituída por elementos com grande capacidade técnica e física, e os Penduras, apesar do esforço de todos os seus elementos, não conseguiram evitar a derrota.
De notar que nos apresentámos desfalcados de alguns dos nossos melhores elementos, como é o caso do António Penaltis e do Chalana, elementos chave na manobra da equipa, o que também não ajudou.
Foi no entanto de saudar o regresso em grande forma do Jorge Ferreira (62 anos de idade e cerca de 100Kg de peso), depois de ter estado uma época ao serviço do PSG em França.
O jogo decorreu com enorme correcção, e desta vez nem o Hélder ralhou.
O jantar com é hábito foi completamente dominado pelos Penduras, pois a experiência dos elementos mais batidos nestas coisas não deu hipóteses aos visitantes.
Campo Lacerda Pinto Barreiros no Carregado.
Os Penduras: Paulo Vieira, João José, Matias, Lourenço, Paulo, Serra, Torres, Hélder, Nuno, Pedro e Rony.
Jogaram ainda: Jorge Ferreira, Adelino, Jorge Russo e Castro (Jogador Treinador).
Resultado: ao intervalo: 0-2. No final: 0-3.
O encontro decorreu dentro do maior fair-play, não tendo mesmo havido grande contestação ao arbitro como é habitual.
Campo Lacerda Pinto Barreiros no Carregado.
A equipa alinhou - Paulo Vieira, Paulo, Lourenço, Matias e Lobo; Serra, Torres, Hélder e Pedro; António Penalties e Ronivaldo.
Jogaram ainda: João José, Chalana, Adelino e Jorge Ferreira.
Resultado final 2-2. Marcadores: Ronivaldo e Hélder (g.p.).
Aos veteranos do Concha Azul o nosso muito obrigado por mais este óptimo Sábado de convívio.